centro social e paroquial

 

 

O Centro Social e Paroquial de Rio de Moinhos foi constituído como Instituição Particular de Solidariedade Social no dia nove de Março de mil novecentos e noventa e três, conforme publicação no Diário DA República – III Série, nº 62 – 15/03/1994.

 

No dia dois de Dezembro de mil novecentos e noventa e cinco iniciou a sua actividade, com o objectivo de apoiar e dar resposta à população idosa, fazendo face às dificuldades sentidas por muitos idosos da freguesia, em situação de risco social e/ou de abandono por parte das suas famílias.

 

A primeira resposta social a ser criada foi o Serviço de Apoio Domiciliário. Esta valência pretende apoiar o idoso no seu domicílio, permitindo assim, por mais tempo, a permanência na sua residência e junto dos seus haveres. Este serviço é constituído por Alimentação, Higiene Pessoal, Higiene Habitacional e Tratamento de Roupa e funciona todos os dias da semana, incluindo feriados. 

 

As necessidades da freguesia aumentaram, as inscrições de utentes chegavam não só da nossa freguesia, como também de três freguesias contíguas. Iniciámos então, em Setembro de dois mil e dois, a construção de um Lar de Idosos, com capacidade para 16 utentes permanentes.

 

Em Março de dois mil e cinco, a obra estava concluída, recebendo assim os primeiros utentes. Foi inaugurada no dia 03 de Setembro de 2005 com a bênção solene do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Augusto Marto e a presença do senhor Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques.

 

Celebrou-se acordo de cooperação para a valência de Lar em Agosto de dois mil e seis. 

 

Esta Instituição acolhe vinte e quatro utentes e tem ao seu serviço 18 funcionários, distribuídos pelas três valências. Este Centro presta diversos serviços à comunidade e mantém parcerias com diversas entidades e instituições congéneres, disponibilizando-lhes o espaço físico ou outros apoios específicos. Conta também com o precioso apoio de todas as entidades locais e do Concelho. Esta Instituição está totalmente disponível para prestar Apoio Social à comunidade ou encaminhar situações sociais para serviços e/ou entidades competentes.

 

Actualmente a Direcção do Centro Social e Paroquial de Rio de Moinhos pretende alargar o seu campo de actuação, ampliar as suas instalações e dar resposta a mais utentes, procurando também soluções alternativas que nos conduzam à Certificação de Qualidade.

 

Quase em simultâneo foi criada a valência de Centro de Dia, dando resposta a alguns utentes, que pelo isolamento geográfico e/ou ausência dos seus familiares se sentiam sós. Esta resposta permitiu aos idosos sair de sua casa e conviver com outros da mesma faixa etária, participando em actividades e passeios promovidos pelo Centro. No Centro de Dia os utentes tomam as refeições diariamente, participam em actividades e são transportados por viatura do Centro. Esta valência funciona apenas de segunda a sexta-feira, excluindo todos os feriados. 

 

Celebrou-se o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social em mil, novecentos e noventa e cinco, para as valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

 

Apoiamos nas duas valências quarenta utentes.