Apresentação

 

 

Rio de Moinhos situa-se no coração do distrito de Viseu, limitada a Sul e Nascente pelo rio Coja, a Norte pela serra do Sátão e a Poente pela ribeira de Mareco. A esta aldeia Beirã pode chegar-se pela estrada Nacional 329-1 a partir de Mangualde, pela estrada Nacional 229-2, perto de Fagilde, deixando a estrada Nacional 2 ou pela estrada Nacional 329 que liga a Vila de Sátão a Rio de Moínhos.

Rio de moinhos é uma freguesia do concelho de Sátão, no distrito de Viseu, que compreende os lugares de Casal de Cima, Casal do Meio, Casal do Fundo, Igreja, Lagedo, Levada, Serviçaria e Sta. Eufémia. Quintas - Adorigo, Barrocas, Carregal, Carvalhas, Encosteira, Fontainhas, Laginhas, Lagos, Lameira, Moiro, Reva, Sto. Amaro, Taboedela, Coval, Escodelinha, Ponte de Ferreira, Campo Redondo, Vale das Macieiras e Lajas.

Rio de Moinhos dista cerca de 6.5 Km da sede do concelho e fica na parte sul do mesmo. Tem uma área cerca de 10.47 km2 e uma população que ronda os 1051 habitantes.

 

O seu topónimo deve-se a um pequeno ribeiro que desagua no rio Coja, depois de descer de um cume elevado e abrigado junto ao lugar da Igreja. As características deste lugar tornavam-no propício à defesa dos povos pré-históricos.

 

É uma freguesia tipicamente rural, sendo a actividade principal a agricultura, da qual se destacam os seus grandes vinhedos que dão origem ao tão famoso vinho do Dão. Outras actividades importantes é a tecelagem, pequeno comercio e a pequena oficina de transformação de madeira.

 

População: 1051

 

Área: 11 Km2

Orago:
S. Miguel Arcanjo

Actividades económicas
: Agricultura, transformação de madeira, comercio e restauração

 

Festas e Romarias: Senhora dos Prazeres (primeiro domingo após a Páscoa), 15 de Janeiro Stº Amaro

 

Património Cultural e edificado: Igreja matriz, pelourinho, cadeia, casa dos Viscondes de Banho e capela da Nossa Senhora dos Prazeres.

 

Outros locais de interesse turístico: Pesca no Rio Coja

 

Artesanato: Tecelagem e cestaria

 

Gastronomia: Feijão com couve e carne de porco, papas de relão, arroz de grão de bico, torresmos, batata cozida com grelos e  farinheira, arroz de feijão, enchidos, pão de ló, biscoitos, cavacas, bolos de Azeite, folares da Páscoa, rabanadas e o famoso pão de rio de moinhos.